31 de março de 2015

O Seminário do SIMETESP, no sábado, dia 28 de março, foi um sucesso

A discussão sobre a inclusão do Transporte Escolar no PlanMob da cidade de São Paulo contou com auditório lotado, chegando a ficar transportadores escolares na calçada.

O evento teve a abertura com a presença do Secretário Executivo do CMTT, Josias Lech,Vereador Ricardo Nunes, Diretor do DTP, Daniel Telles, a presidente da Fetrabras, Sandra campos, a presidente da Cobrate, Janete Farias, Jorge Miguel do Fretamento, Antônio Almeida do Sindicatos dos Empregados em Transporte Escolar, professor Samuel da Sul 3, dentre outros.

Inicialmente o Simetesp e a Cobrate homenagearam o vereador Ricardo Nunes pela PL 198/14 que foi aprovada e se tronou Lei 16.073/14 que excluiu a obrigatoriedade das cooperativas se associarem a OCESP, e assim as cooperativas já podem participar das licitações no município de São Paulo.

O SIMETESP optou por apresentar a pauta em slides e Lurdinha Rodrigues, fez a defesa dos direitos do TRANSPORTE COLETIVO DE ESCOLARES ser incluso no Plano de Mobilidade da Cidade de São Paulo, PlanMob, considerando que os veículos escolares participam ativamente da redução de poluentes, transito, e segurança.

Dentre os itens destacaram-se, a demarcação do espaço na frente das escolas para o embarque e desembarque dos alunos, a descentralização das vistorias, as vantagens e benefícios que os veículos escolares trazem em relação aos veículos particulares.

Josias Lech apresentou o PLANMOB elaborado pela prefeitura de São Paulo e convidou todos os presentes a participarem da elaboração do PlanMob comparecendo na “ Frente de debates temáticos para a construção do PlanMob” no dia 11 de abril na Uninove da rua Vergueiro, ou acessando o site: HTTP://smtplanmob.prefeitura.sp.gov.br .

Antonio Almeida, falou da importância do PlanMob para os funcionários do transporte escolar.

Professor Samuel destacou a importância do transporte escolar, especialmente que entende ser o transportador escolar um educador, por isso acha importante estes seminários e palestras realizados pelo sindicato de classe.

Para finalizar, Daniel Telles, parabenizou os organizadores do seminário e falou da importância dos seminários não só para o transporte escolar, mas também para as outras categorias envolvidas no Planmob, disse também que a prioridade deve ser dada ao transporte coletivo e não ao individual que acaba deixando as vias da cidade congestionadas.