9 de abril de 2014

1º Fórum Detran SP de Transportes Escolares

O 1º Fórum de Detran SP de Transportes escolares, promovido pelo Detran de São Paulo, no auditório da rua Boa vista onde reuniu representantes e gestores do transporte escolar de municípios e CIRETRAN.

A abertura do 1º Fórum foi feita pelo Diretor geral do Detran, Dr Daniel Annenberg que marcou esse Fórum como o início de um compromisso entre Sindicatos da classe, prefeituras, usuários – ONG Criança Segura para discussões sobre a melhoria do transporte escolar.

O Deputado Estadual, Gerson Bittencourt, falou sobre a facilidade do transporte escolar para os pais e para a melhoria do trânsito.

O Deputado defendeu que os veículos escolares devem ter porta dos dois lados para que o embarque e desembarque das crianças seja feito com segurança. Também falou sobre a diminuição de custos para o transportador escolar, bem como a diminuição de taxas , isenção de ICMS , especialmente incentivos fiscais para troca dos veículos.

Tenente Marcondes, explicou aos presentes sobre a caracterização dos veículos escolares e disse também que a partir de 01/01/2014 todos os veículos que entrarem no sistema, devem estar nos padrões da resolução 416/2012.

Em sua palestra o Capitão Morishida explicou sobre legislação e documentação obrigatória para o transportador escolar.

A Coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françóia, destacou na sua palestra a segurança da criança a caminho da escola, não só nos transportes veiculares, mas também para as crianças que vão a pé para a escola. Falou também sobre a conscientização para o uso do cinto de segurança.

Lurdinha Rodrigues, representante do Simetesp, contou um pouco sobre a história do transporte escolar no Brasil , que sua existência data de 1956, mas que só com a chegada do sindicato o transporte escolar passou a ter a exigências, hoje aplicadas, para a segurança das crianças transportadas .

Lurdinha também disse que no Brasil o transportador escolar trabalha com veículos adaptados, pois não existe um veículo padrão e nem incentivo do governo para a atualização da frota e que mesmo assim o número de acidentes com veículos escolares legalzados são mínimos.

O diretor do DTP, Daniel Telles , colocou que o Contran e DETRAN deveriam ouvir o sindicato e representantes de prefeituras antes de formularem alguma resolução. O Diretor também defendeu as isenções para os transportadores escolares. “Porque o escolar não tem as mesmas isenções dos taxistas,sendo um transporte que leva crianças , que transporta vidas indefesas?

O diretor de Educação e Fiscalização do Detran, Maurício Haruo Koshiama, encerrou o Fórum comunicando aos presentes que irá abrir um grupo de trabalho permanente para a discussão de melhorias para o transporte escolar.

Este 1º Fórum foi de suma importância para o avanço do transporte escolar em relação a segurança, legislação , mobilidade urbana , entre outros.

Veja os vídeos do 1º Fórum